Portal Brasil

Centro de Lançamento de Alcântara faz atualização de radares

Equipamentos serão utilizados em operação que vai lançar ao espaço experimentos de microgravidade da Agência Espacial Brasileira


publicado:
07/03/2016 15h00


última modificação:
08/03/2016 19h25

Os radares Atlas e Adour, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foram modernizados. Os principais subsistemas atualizados foram o servomecanismo, a telemetria e a codificação angular, além do sistema de recepção de média frequência.

A modernização resultou no aumento da capacidade operacional e da confiabilidade dos dados de lançamentos a partir do Centro de Lançamento. A atual configuração permite ainda que os radares contribuam com outras missões. Além disso, a unidade passa a ter condições de possuir peças de reposição, garantindo maior eficiência na manutenção e conservação do sistema.

Com o novo equipamento, as equipes do CLA fizeram o rastreio da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A previsão é que os radares sejam utilizados novamente em outubro, na Operação Rio Verde, quando será lançado o foguete VSB-30, com a carga útil MicroG-2, com experimentos financiados pelo Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI