Portal Brasil

Diálogo fortalece democracia e participação social

Desde a redemocratização, Brasil fortaleceu instituições, ampliou diálogo social e consolidou construção de consensos no cenário internacional

País de democracia jovem, o Brasil fortaleceu as instituições e a participação social desde o fim do regime militar e durante o processo que culminou com as primeiras eleições diretas para presidente, em 1989. A partir de então, os sucessivos governos brasileiros consolidaram o diálogo com a sociedade civil, criando espaços permanentes para os debates de interesse nacional. Ao mesmo tempo, a tradição de respeito à democracia e o caminho de construção de consensos auxiliaram o País a aumentar seu protagonismo no tabuleiro geopolítico internacional.

“É muito importante este ambiente permanente de cooperação entre o governo federal, os governos estaduais e municipais em um diálogo permanente com a sociedade. Estamos convencidos de que, quando nós trabalhamos juntos, acertamos mais”, declara o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

Entre 2003 e 2014, 102 conferências nacionais reuniram 8 milhões de pessoas. Outras 13 deverão ser realizadas entre 2015 e 2016, com a participação de cerca de 2,2 milhões de pessoas, em 20 mil encontros municipais, estaduais e nacionais. 

Fóruns regionais e setoriais do PPA 2016-2019 tiveram a presença de 4 mil pessoas. Outras 30 mil pessoas participaram por meio digital. No plano anterior (2012-2015), 77% das 629 contribuições apresentadas pela sociedade civil foram incorporadas no planejamento.

Outros canais de participação popular foram assegurados pelos conselhos e comissões nacionais, com ampla representação da sociedade civil. Há, ainda,  as consultas públicas, que contribuem para a formulação de dispositivos como o Marco Civil da Internet. 

O governo também aumentou a transparência com o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), presente em todos os órgãos da administração pública e criou os canais de prestação de serviços, como o Portal Mais Emprego, e de denúncia, como o Ligue 180 (violência contra a mulher) e o Disque 100 (violação de direitos humanos).