Portal Brasil

ONS descarta risco de racionamento de energia

Diretor-geral da ONS, Hermes Chipp, afirmou que os reservatórios estão com 34,4% de armazenamento e a previsão é de aumento das chuvas


por Portal Brasil


publicado:
02/09/2015 12h19


última modificação:
02/09/2015 14h10

A situação atual dos reservatórios do Brasil é muito melhor que a do ano passado, garantiu o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, durante o Brazil Windpower, debate sobre energia eólica que acontece no Rio de Janeiro.

De acordo com Chipp, os reservatórios estão com 34,4% de armazenamento neste início de setembro e a transição do período úmido será em outubro. Segundo ele, a influência do fator do El Niño, que está se fortalecendo, favorece as previsões.

“Há uma previsão de que essas chuvas gradativamente aumentem e vão chegar a atingir a região do sul de Minas, onde estão as principais bacias”, afirmou. “2015 não é mais preocupante”, acrescentou.

O diretor também descartou qualquer possibilidade de racionamento de energia. “Estamos bem. Sem risco de racionamento. Risco zero atualmente independentemente de cálculo, só olhando a vazão e o nível de armazenamento”, afirmou.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da 
Agência Brasil