Portal Brasil

Distrito Federal tem juizado especial para acidentes de trânsito

Núcleo de Atendimento de Trânsito envia van com policial e conciliador ao local do acidente para propor soluções amigáveis


por Portal Brasil


publicado:
04/07/2017 17h56


última modificação:
04/07/2017 17h56

Quem dirige pelas vias do Distrito Federal deve deixar anotado na agenda o telefone do Núcleo de Atendimento de Trânsito (Nutran), serviço oferecido desde 1999 que oferece solução rápida, amigável e gratuita para conflitos gerados em acidentes com automóveis.

O serviço é oferecido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por meio de uma unidade móvel que, quando solicitada, vai até o local do acidente. São vans, equipadas com computadores portáteis e impressoras integradas, que transportam um conciliador e um policial militar.

O cidadão que se envolver em algum acidente deve ligar, do local da ocorrência, para o número 0800-644-2020 e aguardar a chegada da van com a equipe que vai oferecer a conciliação. As solicitações devem ser feitas, preferencialmente, pelas pessoas envolvidas, diretamente no local do acidente”, informa o TJDFT. Caso a conciliação e o acordo proposto não sejam aceitos pelas partes envolvidas, uma nova audiência é agendada.

O juizado funciona em dias úteis, das 8h às 18h. O atendimento é feito na Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Jardim Botânico, Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN),  Setor de Mansões Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Guará I, Guará II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Areal, Ceilândia, Samambaia e a Via Estrutural.

Estrutura e exceções

Em 2016, a Justiça Volante atendeu a mais de 2,1 mil chamados. No ano anterior, foram 2,3 mil. Atualmente, o Nutran conta com 10 vans, dispostas em três postos de atendimento: Fórum do Guará, Fórum Mirabete (Brasília) e Fórum de Ceilândia.

O Juizado de Trânsito não pode atender a acidentes que envolvam: veículos oficiais e de corpo diplomático; veículo pertencente a pessoas jurídicas, salvo microempresas ou empresas de pequeno porte.

O atendimento também não se aplica a casos que resultem em danos ao patrimônio público ou em lesões corporais de qualquer natureza. Nesses casos, os envolvidos devem procurar os órgãos competentes.

Juizado Especial de Trânsito 

Telefone: 0800-644-2020

Quando atende: em dias úteis, das 8h às 18h.

Onde atende: Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Jardim Botânico, Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN), Setor de Mansões Park Way, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Guará I, Guará II, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Areal, Ceilândia, Samambaia e a Via Estrutural.

Exceções: acidentes com veículos oficiais e de corpo diplomático; veículo pertencente a pessoas jurídicas, salvo microempresas ou empresas de pequeno porte; acidentes com danos ao patrimônio público ou lesões corporais de qualquer natureza.

Fonte: Portal Brasil, com informações do TJDFT