Portal Brasil

Documentos serão emitidos gratuitamente em município alagoano

Mutirões atendem trabalhadoras rurais e familiares. Ao todo, a previsão é de que 900 pessoas possam emitir seus documentos


por Portal Brasil


publicado:
08/04/2015 20h38


última modificação:
13/04/2015 10h27

Trabalhadoras rurais do município de Palmeira dos Índios, em Alagoas, poderão requisitar gratuitamente carteiras de identidade e de trabalho e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Até o dia 10 de abril, aproximadamente 600 mulheres do município localizado há 140 quilômetros da capital alagoana, Maceió, poderão participar dos mutirões de documentação da trabalhadora rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Durante as ações, outros serviços e atendimentos estarão disponíveis, como o registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fotografia e cópia de documentos.

Ao todo, 22 comunidades serão contempladas pelos mutirões. As ações contam com parceria do Incra, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do Instituto de Identificação, do Ministério do Trabalho, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL) e do INSS.

De acordo com a coordenadora substituta de acesso à terra e cidadania do MDA, Tereza Arruda, com a documentação em mãos as mulheres passam a ter benefícios.

“Elas conseguem fazer matricula em escolas, universidades, bem como abrir conta em banco, que é uma demanda muito grande, além de ter acesso aos programas sociais como Bolsa Família e Cadastro Único”, explica.

Comunidades que serão atendidas:

Dia 7 – Povoado Canafistula, Comunidade Mandacaru de Cima, Comunidade Lagoa do Rancho, Comunidade Algodãozinho, Sítio do Meio.

Dia 8 – Povoado Canafistula, Comunidade Lagoa Funda, Comunidade Caraibas Torta, Sítio Xexéu, Comunidade da Areia dos Marianos, Comunidade Lagoa do Canto, Comunidade Sementeira.

Dia 9 – Povoado Caldeirões – Comunidade Cabaceiro, Comunidade Canto Rico, Comunidade Lages, Comunidade Coruripe, Comunidade Bem-Te-Vi, Comunidade Moreira.

Dia 10 – Povoado Caldeirões – Comunidade Batinga, Comunidade Lagoa da Canafistula, Comunidade Funil, Comunidade Poço da Onça.

Serviço

Hora: de 08 às 17h

Locais: Dia 7 e 8 – mutirão no Povoado Canafistula – Sede da Associação Comunitária, Rua Dom Otávio Aguiar – Centro.

Dia 9 e 10 – mutirão no Povoado Caldeirões – Sede da Associação Comunitária (Próximo a Igreja).

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário