Portal Brasil

Eclipse total da Lua poderá ser visto em todo o Brasil

Astrônomos explicam que outro fenômeno, o da Superlua, tornará esse eclipse mais especial


publicado:
25/09/2015 17h31


última modificação:
25/09/2015 17h31

O eclipse total da Lua será visto em todo o Brasil no próximo domingo (27). O fenômeno começa às 22h07 (horário de Brasília), com a Terra projetando sua sombra sobre a Lua. Às 23h11, ela estará totalmente encoberta, permanecendo assim por mais de uma hora.

Astrônomos explicam que o eclipse ocorre quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, atravessa a sombra do planeta, se “escondendo” da luz do Sol por algumas horas.

Mas outro fenômeno, o da Superlua, tornará esse eclipse ainda mais especial. Ele ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra. No domingo, a distância entre a Terra e a Lua será de 356 mil quilômetros.

Além disso, por um efeito do Sol sobre a atmosfera da Terra, durante o eclipse, a Lua ficará avermelhada, fenômeno conhecido como Lua vermelha ou de sangue.

“O eclipse ocorre quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. No domingo, esse fenômeno vai ocorrer no momento em que a Lua estará mais próxima da Terra. Por isso, chamamos de Superlua”, explicou o pesquisador do Observatório Nacional (ON/MCTI), Carlos Veiga.

Fenômenos astronômicos 

Veiga participou do desenvolvimento de um programa do Observatório Nacional que promete facilitar a compreensão dos fenômenos astronômicos.

O site Astro oferece um conjunto de ferramentas para entender e acompanhar as posições do Sol e da Lua. Nele, é possível, por exemplo, fazer simulações de eclipses e observar a sombra da Terra projetada sobre a Lua.

Mas para ver o eclipse lunar a olho nu, uma boa notícia: segundo a pesquisadora do ON, Josina Nascimento, o eclipse da Superlua pode ser facilmente observado em qualquer lugar do Brasil.

“A Lua vai estar bem no alto, porque a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Então, em torno de meia-noite, ela estará no alto. É impossível não ver. Todo mundo vai poder ver o eclipse total da Lua”.

O MCTI criou uma campanha para que as pessoas possam compartilhar sua experiência durante o eclipse. Para participar, é só publicar sua experiência (em foto, vídeo ou texto) no Twitter usando a hashtag #MeuEclipse.

Todas as colaborações serão reunidas em um mapa do Brasil interativo, disponível aqui. A ação destaca os princípios científicos envolvidos no fenômeno e tem o objetivo de promover a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre 19 a 25 de outubro, com o tema Luz, Ciência e Vida.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação