Portal Brasil

Embratur adota novo sistema para desburocratizar serviços

A plataforma, totalmente digital e em tempo real, irá aumentar a transparência e a eficiência do Instituto, além de diminuir gastos


por Portal Brasil


publicado:
08/11/2016 15h59


última modificação:
08/11/2016 16h17

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) efetivou, nessa segunda-feira (7), a primeira assinatura on-line no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma que irá desburocratizar procedimentos administrativos do órgão.

De acordo com o diretor de Gestão Interna da Embratur e responsável pela primeira assinatura on-line no sistema, Tufi Michreff, o programa dará mais transparência às ações do Instituto e irá melhorar os serviços prestados ao cidadão.

“A plataforma é intuitiva e traz várias vantagens. O usuário poderá, por exemplo, tomar conhecimentos de licitações e até mesmo assinar remotamente qualquer documento que tramite no SEI. Além disso, com a economia do uso de papel e a aceleração dos processos, haverá considerável economia do dinheiro público.” 

Plataforma

A plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência e a eficácia administrativa. Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos.

As principais características são a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. 

De acordo com o coordenador-geral de Marketing Digital, Marcelo Ribeiro, o tempo de respostas das ações de cada servidor irá diminuir, “uma vez que o trâmite processual será otimizado”.

O programa pode ser acessado remotamente por qualquer navegador. Isso possibilita que os usuários trabalhem a distância e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos.

O sistema também gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embratur