Portal Brasil

Empreendimentos serão selecionados para feira indígena em Palmas (TO)

Evento, que ocorre na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro, vai contemplar quatro regiões brasileiras – Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste


por Portal Brasil


publicado:
30/07/2015 18h38


última modificação:
30/07/2015 18h46

Agricultores familiares indígenas de diversas partes do Brasil estarão representados entre os dias 24 e 31 de outubro, em Palmas (TO). O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concluiu a seleção e escolheu 15 empreendimentos, individuais e coletivos, para levar à II Feira Nacional da Agricultura Tradicional Indígena. Serão contempladas quatro regiões brasileiras – Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

A feira será realizada durante a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que ocorre entre os dias 20 de outubro e 1º de novembro, com a participação de cerca de 30 países.

Evento vai promover e estimular a autonomia e a autodeterminação dos povos indígenas – conceito também chamado de etnodesenvolvimento –, o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis, além de valorizar o conhecimento tradicional, agregando valor à diversidade da produção indígena brasileira.

Os empreendimentos selecionados terão à disposição 800mpara expor e comercializar seus produtos. Nesta edição, os agricultores levarão guaraná em pó, castanha-do-Brasil, tapioca, farinha, peixe seco, mel, chocolate orgânico, licores, além de macarrão e farinha feitos de castanha-do-Brasil.

Para o coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, essa é uma oportunidade para que esses povos possam apresentar seus produtos aos visitantes da Feira e melhorar a renda da família.

“Toda a produção indígena, oriunda tanto da agricultura quanto do extrativismo, poderá ser exposta e comercializada na Feira. Isso se insere dentro do processo de inclusão produtiva indígena, em uma perspectiva de consolidação da soberania e segurança alimentar e nutricional desses povos”, afirma.

A feira é uma parceria entre o MDA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão realizados pelo Comitê Intertribal Memória Ciência Indígena (ITC), com apoio do Ministério do Esporte.    

Confira a lista dos selecionados 

Os empreendimentos coletivos e de agricultores familiares individuais indígenas selecionados são: Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM/ AM); Associação dos Artesãos Indígenas da Comunidade do Areal (AAICA/ AM); Francisco Jacinto de Almeida (AM); Lídia Cristina dos Santos Silva (Comunidade Indígena Cobra/RR); Associação dos Produtores Indígenas Tabalascada (APIT/RR); Cooperativa Kayapó de Produtos da Floresta (COOBA-Y/PA); Associação dos Povos Indígenas da Serra da Moça (APISM/ RR); Adriano Bonfim Santos (BA); Evanildo Ferreira Ribeiro (Grupo Indígena Dzubucuá/AL); Associação Comunitária Indígena Kiriri Santo André da Marcação (BA); Associação Paraibana dos Produtores de Mel da Baía Traição (Paraibamel/ PB); Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Amanhecer (Coopavam/ MT); Associação Indígena Rikbaktsa (ASIRIK/ MT); Wayukumã Kalapalo (MT), e Zico Ribeiro (RS).

 

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Agrário.