Portal Brasil

Empresas de Pernambuco desbravam Vale do Silício

MDIC, MCTI, Governo de Pernambuco, Apex-Brasil e Porto Digital firmam convênio para imersão de empreendimentos do parque tecnológico em São Francisco, nos Estados Unidos


por Portal Brasil


publicado:
24/08/2015 00h00


última modificação:
24/08/2015 15h59

O Porto Digital, um dos principais polos de inovação e criatividade do Brasil, localizado no Recife, Pernambuco, abre seleção para empresas instaladas no parque tecnológico para passarem por um período de imersão e capacitação no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

É o programa Deep Dive San Francisco, lançado na manhã desta segunda-feira (24). O evento marca o início de um programa intensivo que resultará em uma imersão com duração de oito semanas nos Estados Unidos. Nesse período, seis empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ou de Economia Criativa do Porto Digital cumprirão uma agenda previamente elaborada pela Apex-Brasil e o parque tecnológico.

Elas receberão duas horas de mentoria individual por semana, participarão de quatro workshops temáticos e ainda de reuniões de negócios com possíveis investidores. As empresas também contarão com suporte físico do escritório da Apex-Brasil, instalado em São Francisco, num endereço onde também se encontram empresas como Uber e Spotify.

Um dos grandes ganhos do Deep Dive San Francisco é a construção de um networking com empresas de Tecnologia da Informação e Economia Criativa instaladas do principal ambiente de empreendedorismo e inovação do mundo. Para concorrer a uma das vagas do programa, as empresas passarão por um processo de seleção que terá quatro etapas. As inscrições já podem ser feitas no site do Porto Digital.

Na avaliação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, com esta ação, o Porto Digital do Recife, um dos mais relevantes parques tecnológicos do Brasil, vai implementar uma inédita e importante conexão com o Vale do Silício, conhecido como a capital mundial da inovação.

“A vivência no Exterior permitirá que as nossas empresas ampliem seu capital intelectual, experiência esta, que ao retornarem a Pernambuco, será compartilhada com outros empreendedores do estado”, disse.

Para o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o Deep Dive San Francisco é estratégico, pois vai proporcionar ao parque tecnológico uma interação mais intensa com o Vale do Silício.

“Esperamos que as empresas participantes tragam, como resultado dessa imersão, um aprendizado valioso de como os negócios escalonáveis são desenvolvidos. Dessa forma, vamos elevar o nível do parque a partir da irradiação desses conhecimentos e da consolidação de networking”, explica.

Porto Digital

O Porto Digital é um dos principais clusters brasileiros de tecnologia. Qualquer empresa associada ao parque tecnológico, formado por mais de 250 empreendimentos e instituições nas áreas de TIC e economia criativa, duas incubadoras, duas aceleradoras e dois institutos de pesquisa poderá se inscrever no programa.

O escritório da Apex-Brasil em São Francisco, uma das nove extensões internacionais da Agência no mundo, concentra-se em ajudar empresas que buscam se internacionalizar nos Estados Unidos e, principalmente, no Vale do Silício.

“Um dos principais benefícios do serviço de internacionalização da Agência é proporcionar ao empresário um contato direto com as mais bem-sucedidas companhias do mundo. No Deep Dive San Francisco as empresas selecionadas terão acompanhamento próximo de grandes empreendedores norte-americanos durante esses dois meses”, explica o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

O programa é apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e também pelo Governo de Pernambuco. A fase de imersão internacional terá início a partir do dia 13 de janeiro de 2016. As empresas selecionadas serão conhecidas no dia 19 de novembro. As inscrições já podem ser realizadas no endereço eletrônico do Porto Digital (www.portodigital.org e da Apex-Brasil).

Fonte:

Apex-Brasil.