Portal Brasil

Entrega de conversores digitais começa nesta quinta no DF

Equipamentos permitem que televisores antigos recebam sinal digital. Sinal analógico no DF será desligado até 26 de outubro


por Portal Brasil


publicado:
31/05/2016 17h42


última modificação:
31/05/2016 17h42

A partir de quinta-feira (2), os beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal residentes em Brasília (DF) começam a receber gratuitamente os kits de conversores digitais e antenas para televisão. O agendamento para retirada do equipamento nos centros de distribuição na capital federal pode ser feito na plataforma Seja Digital ou pelo telefone 147.

O atendimento também vale para nove cidades de Goiás que fazem parte da região do Entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O desligamento do sinal analógico de TV em Brasília está previsto para 26 de outubro.

O conversor digital e a antena permitem que os televisores antigos possam funcionar mesmo com o desligamento do sinal analógico. Cerca de 372 mil famílias do DF que devem receber os kits. Com a mudança, a frequência fica liberada para ser usada na implantação do 4G na faixa de 700 MHz, leiloada em 2014 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o novo modelo, a imagem fica mais nítida e o som tem maior qualidade. 

Brasília será a primeira capital a passar pelo desligamento no Brasil. Em março, foi desligada com sucesso a cidade de Rio Verde (GO), que foi usada como teste-piloto. A distribuição dos kits é coordenada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), ente criado pelas operadoras vencedoras do leilão para coordenar a limpeza da faixa. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia