Equipamentos permitem que televisores antigos recebam sinal digital. Sinal analógico no DF será desligado até 26 de outubro
por Portal Brasil
publicado:
31/05/2016 17h42
última modificação:
31/05/2016 17h42
A partir de quinta-feira (2), os beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal residentes em Brasília (DF) começam a receber gratuitamente os kits de conversores digitais e antenas para televisão. O agendamento para retirada do equipamento nos centros de distribuição na capital federal pode ser feito na plataforma Seja Digital ou pelo telefone 147.
O atendimento também vale para nove cidades de Goiás que fazem parte da região do Entorno do Distrito Federal: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. O desligamento do sinal analógico de TV em Brasília está previsto para 26 de outubro.
O conversor digital e a antena permitem que os televisores antigos possam funcionar mesmo com o desligamento do sinal analógico. Cerca de 372 mil famílias do DF que devem receber os kits. Com a mudança, a frequência fica liberada para ser usada na implantação do 4G na faixa de 700 MHz, leiloada em 2014 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o novo modelo, a imagem fica mais nítida e o som tem maior qualidade.
Brasília será a primeira capital a passar pelo desligamento no Brasil. Em março, foi desligada com sucesso a cidade de Rio Verde (GO), que foi usada como teste-piloto. A distribuição dos kits é coordenada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), ente criado pelas operadoras vencedoras do leilão para coordenar a limpeza da faixa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Ciência e Tecnologia