Portal Brasil

Exame do Ensino Superior será aplicado no domingo

Mais de 551 mil estudantes de 1.760 instituições vão prestar provas; objetivo é aferir o rendimento em relação ao conteúdo programático, habilidades e competências


publicado:
19/11/2015 13h24


última modificação:
19/11/2015 16h31

Um total de 551.683 estudantes que estão concluindo o Ensino Superior fará o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015 neste domingo (22). As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h (horário de Brasília). Os portões serão abertos às 12h. 

As provas serão aplicadas para estudantes de 1.760 instituições, dos cursos de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos de tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os estudantes de bacharelado devem ter expectativa de finalizar a graduação até julho de 2016. Eles também precisam ter concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Aqueles que fazem cursos superiores de tecnologia devem ter expectativa de conclusão até dezembro próximo, além de terem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Questionário

Até o dia de realização das provas, está aberto o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem poderão ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é feito pelo número do CPF, nome do candidato ou curso.

O questionário é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

Confira o número de inscritos no Enade de 2015 por unidade da Federação.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep