Portal Brasil

FAB é escalada para força-tarefa de combate a incêndio na Chapada dos Veadeiros

Força Aérea Brasileira passa a integrar ação que envolve órgãos do Governo do Brasil e voluntários


publicado:
24/10/2017 18h51


última modificação:
24/10/2017 20h29

Arquivo/Secretaria de Meio Ambiente do Goiás

Fogo já atinge 26% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, determinou, nesta terça-feira (24), que a Força Aérea Brasileira (FAB) apoiasse o combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás. Por volta das 14h, uma aeronave da Força decolou em direção à unidade, em um primeiro voo no qual foram lançados 12 mil litros de água sobre os focos. Nesta quarta-feira (25), a FAB já programou cinco novas saídas para a região. No total, 26 militares entre tripulações e equipes de apoio participam da missão.

Equipes têm atuado dia e noite para conter as chamas, que já atingiram 64 mil hectares, o equivalente a 26% da unidade de conservação federal. “Em algumas regiões, o incêndio está mais fraco, mas ainda não é possível dizer que o fogo está controlado. O combate continua com toda a força”, informou o assessor do ICMBio Bruno Bimbato.

Cerca de 200 brigadistas atuam no combate ao incêndio, boa parte deles do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da FAB, do ICMBio e do Ministério da Defesa