O modelo vai ampliar o raio de ação de diversas missões, permitindo ações especiais
por Portal Brasil
publicado:
03/02/2016 12h25
última modificação:
03/02/2016 16h11
O primeiro helicóptero da América Latina que pode ser reabastecido em pleno voo chegou em dezembro do ano passado. A capacidade, antes disponível apenas para aviões caça no Brasil, vai ampliar o raio de ação de diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas, as de resgate.
Atualmente, oito unidades da FAB operam helicópteros e são responsáveis por atuar em missões de operações especiais, de ajuda humanitária, de busca e salvamento a embarcações e aeronaves acidentadas, de ataque, supressão de defesa aérea inimiga, apoio aéreo aproximado e, também, na defesa de áreas estratégicas de todo o País.
A chegada da versão operacional do H-36 Caracal é um exemplo do processo de modernização pelo qual passa as unidades aéreas que empregam helicópteros. Na última década, foram incorporados os H-60L Black Hawk, em Manaus (AM) e Santa Maria (RS); o AH-2 Sabre, em Porto Velho (RO); e o H-36 Caracal, em Belém (PA) e no Rio de Janeiro (RJ). Este ano, o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), sediado em Campo Grande (MS), se prepara para o início das operações com o H-36.
O H-36 Caracal é resultado do projeto H-XBR, que envolve Marinha, Exército e Aeronáutica, que prevê a compra de 50 helicópteros. Já foram entregues 22.
Fonte: Portal Brasil, com informações da FAB