Dados anuais sobre visitação são considerados estratégicos para o desenvolvimento do setor, aponta o Instituto Brasileiro de Museus
por Portal Brasil
publicado:
03/02/2016 15h03
última modificação:
03/02/2016 18h32
O Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2015, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), está disponível para preenchimento desde segunda-feira (1). O formulário viabiliza o envio das informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada. O Formulário de Visitação Anual – 2015 deve ser preenchido até o dia 29 de abril de 2016.
Composto de 11 perguntas, o documento é um instrumento exclusivamente online e seu preenchimento pode ser feito em cerca de 5 minutos. Previstos pelo Decreto 8.124/2013, a coleta e o envio ao Ibram de dados anuais sobre visitação são considerados estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus.
Mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades.
A contagem de público é também essencial para o acompanhamento e o monitoramento de diretrizes, estratégias, ações e metas estabelecidas em políticas públicas, como as que constam no Plano Nacional de Cultura, Estatuto dos Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.
Fonte: Ibram