Portal Brasil

FAB unifica monitoramento de equipamentos de auxílio à navegação

Estrutura busca aumentar disponibilidade da infraestrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro


por Portal Brasil


publicado:
11/02/2016 10h58


última modificação:
11/02/2016 10h58

O Brasil passou a contar, desde o início deste ano, com um novo sistema que faz o monitoramento contínuo de todos os equipamentos de radar, auxílios à navegação, meteorologia, telecomunicações e tecnologia da informação operacional relativas ao espaço aéreo brasileiro. Trata-se do Núcleo do Centro de Gerenciamento Técnico (NuCGTEC) , instalado no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ). 

A nova unidade é responsável pelas atividades relacionadas ao suprimento e à manutenção de equipamentos de controle do espaço aéreo, de detecção de defesa aérea e controle de tráfego aéreo, além de equipamentos de telecomunicações do Comando da Aeronáutica.

De acordo com um dos responsáveis pela implantação do centro, coronel engenheiro Dalmo José Braga Paim, o local disponibiliza informações mais precisas e em tempo real a diversas unidades. “O núcleo poderá realizar intervenções remotas nos equipamentos e sistemas, além de fornecer indicadores para apoio ao planejamento, analisar riscos para supressão de vulnerabilidades, gerenciar as manutenções preventivas e controlar as corretivas”, explicou .

As instalações do NuCGTEC proporcionam a integração de equipamentos e sistemas ao Sistema de Gerenciamento Técnico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Os profissionais conseguem visualizar todos os radares e demais equipamentos que compõem a infraestrutura de controle do espaço aéreo. Além disso, possui um auditório e uma sala técnica equipada com uma infraestrutura de redes de última geração.

Fonte: Portal Brasil com informações da FAB