Portal Brasil

Festival de Cannes 2017 contará com produtoras e filmes brasileiros

Evento começa nesta quarta-feira (17) e vai até o dia 28 de maio. O longa “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, concorre aos prêmios da Semana da Crítica


por Portal Brasil


publicado:
17/05/2017 19h33


última modificação:
18/05/2017 09h39

A 70ª edição do Festival de Cannes contará com a participação de três produções brasileiras na programação. O evento, que tem como objetivo promover o cinema e contribuir com o desenvolvimento da indústria cinematográfica ao redor do mundo, começa nesta quarta-feira (17) e vai até o dia 28 de maio, na França. 

O longa “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, concorre aos prêmios da Semana da Crítica. Já o curta de Gabriel Martins, “Nada”, participa da Quinzena dos Realizadores e na mostra Cinefondation, a participação brasileira fica por conta do curta “Vazio do lado de fora”, de Eduardo Brandão Pinto. Os filmes seguem para o festival com auxílio do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais. 

Além disso, participam do evento, 22 empresas produtoras brasileiras independentes. Beneficiadas pelo Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais da ANCINE, as produtoras participarão do Marché du Film, um dos mais conceituados mercados da indústria cinematográfica no mundo. 

Encontro com produtores internacionais 

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o British Film Institute (BFI) promovem, no dia 20 de maio, um encontro de produtores brasileiros e do Reino Unido durante o Festival de Cannes. O evento tem como objetivo celebrar o Acordo de Coprodução Cinematográfica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, promulgado em março, e oferecer aos produtores de ambos países a oportunidade de networking. 

Kris Thykier, produtor do filme “Trash – A esperança vem do lixo”, também participa do evento, contando um pouco de sua experiência nesta que é considerada a mais bem-sucedida coprodução entre o Brasil e Reino Unido. 

As atividades são abertas ao público e acontecem das 11h às 12h30, no dia 20 de maio, no UK Filme Centre  Pavilion 119  (Royaume Uni)  Village International – Riviera, no Festival de Cannes. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Ancine