Portal Brasil

Filme venezuelano leva prêmio de melhor filme na Mostra Internacional de Cinema

“El amparo”, do diretor Rober Calzadilla, ficou em 1° lugar no prêmio do júri internacional. Encerrada nesta quarta-feira (2), a mostra de São Paulo premiou 11 filmes, três atores e três diretores


por Portal Brasil


publicado:
03/11/2016 20h36


última modificação:
03/11/2016 20h36

A 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foi encerrada no último dia 2. Em cerimônia aberta realizada no auditório do parque do Ibirapuera, em São Paulo, foram anunciados os filmes vencedores. Compuseram a lista 11 filmes, tanto nacionais quanto internacionais, além de três atores e três diretores.

 O vencedor do prêmio do júri internacional de melhor filme foi para o venezuelano “El amparo”, de Rober Calzadilla. O filme retrata a história real de dois pescadores que são acusados de serem guerrilheiros pelo exército venezuelano e mantidos sob custódia. “El amparo” recebeu também o prêmio de melhor roteiro pela Associação Brasileira de Roteiristas e Autores.

 Obras nacionais foram contempladas com os prêmios do público e da crítica. O público escolheu os filmes “Era o Hotel Cambridge”, de Eliane Caffé, e “Martírio”, de Vincent Carelli, como melhor longa de ficção e melhor documentário brasileiros respectivamente.

 Ja a crítica premiou o documentário “Pitanga”, de Beto Brant e Camila Pitanga, sobre o ator Antônio Pitanga, que foi um dos homenageados do evento, levando o prêmio Leon Cakoff.

A coprodução Brasil-Uruguai, “Mulher do Pai”, de Cristiane Oliveira, também foi indicada pela crítica e levou o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abracine) na categoria  “Melhor filme brasileiro de diretor estreante”.

 Antes da premiação, o longa-metragem “A General”, de Buster Keaton, de 1926, foi projetado na área externa do Auditório Ibirapuera, com acompanhamento musical da Orquestra Heliópolis, sob a regência do maestro norte-americano Robert Israel.

Confira a lista completa dos vencedores do festival.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ancine