Portal Brasil

Final da Olimpíada de Matemática tem beneficiários do Bolsa Família

Etapa final da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorre neste sábado (16)


por Portal Brasil


publicado:
16/09/2017 10h58


última modificação:
16/09/2017 20h09

Considerada por muitos uma vilã, a disciplina de matemática é motivo de orgulho para Matheus Verdam, 13 anos. Beneficiário do Bolsa Família e estudante da rede pública do Rio de Janeiro. Ele está na final da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ao lado de outros alunos do programa.

O bom desempenho vem de outras edições. Na competição anterior, Matheus levou para casa a medalha de prata. Assim como ele, outros 692 beneficiários do Bolsa Família foram medalhistas nas categorias ouro, prata e bronze na olimpíada de 2016, número superior aos patamares de 2015 (613) e de 2014 (500).

Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Estácio de Sá, Matheus diz que o segredo para alcançar uma boa colocação é dedicar-se ao máximo em sala de aula. “A olimpíada é sempre difícil, concorrida e exige dedicação. Neste ano, me sinto ainda mais motivado a estudar, o que fez que as minhas notas em matemática também melhorassem”, conta.

Mãe do medalhista, Andréia Verdam da Silva lembra que o filho sempre teve facilidade para resolver cálculos. “O Matheus é um bom aluno, nunca precisou de reforço nem de professor particular, então tudo se torna mais fácil. Eu estudei somente até as séries iniciais. Embora não consiga ajudá-lo nas tarefas, busco incentivá-lo sempre”, revela.

Há um ano no Bolsa Família, Andréia utiliza os R$ 124 que recebe do programa na compra de livros e material escolar para Matheus. O apoio da mãe e a dedicação do filho sinalizam ainda outros frutos. Matheus está concorrendo a uma bolsa integral para cursar o ensino médio em uma escola particular, custeada por um projeto de empresários que buscam jovens talentos. “Tudo que almejo tem a ver com o meu filho e com o futuro que vou oferecer a ele. O meu sonho é ver ele formado e com uma profissão. E sei que isso está muito próximo de se realizar”, acrescenta Andréia.

A etapa final da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece neste sábado (16). O resultado final será divulgado em novembro. A iniciativa busca despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência e motivá-los na escolha profissional a optar pelas carreiras científicas e tecnológicas.

A novidade desta edição é que os 900 medalhistas com maior pontuação serão convidados a disputar a fase única da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), da qual participam alunos de escolas particulares. A competição serve, por exemplo, para selecionar alunos que disputarão olimpíadas internacionais.

Fonte: MDS