Portal Brasil

Físico da USP é o vencedor do Prêmio Álvaro Alberto de 2016

O físico Paulo Eduardo Artaxo Netto é o vencedor. A cerimônia de entrega será realizada em 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ)


por Portal Brasil


publicado:
21/04/2016 15h00


última modificação:
22/04/2016 16h48

O vencedor do Prêmio Álvaro Alberto 2016, a mais importante honraria em ciência e tecnologia do Brasil, é o professor titular do Departamento de Física Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Eduardo Artaxo Netto. A entrega da premiação, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Fundação Conrado Wessel e a Marinha do Brasil, será no dia 4 de maio, no Rio de Janeiro (RJ).

Artaxo Netto trabalha com física aplicada a problemas ambientais, especialmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente e Amazônia; física de aerossóis atmosféricos; poluição do ar urbano, entre outros.

Graduado em Física pela USP, Artaxo Netto também possui os títulos de mestre em Física Nuclear e de doutor em Física Atmosférica, ambos pela mesma instituição de Ensino Superior. O pesquisador atuou ainda nas Nasa (Estados Unidos) e nas Universidades da Antuérpia (Bélgica), de Lund (Suécia) e de Harvard (Estados Unidos).

Bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq, Artaxo figurou, recentemente, em uma lista elaborada pela Thomson Reuters como um dos “mais brilhantes” cientistas do mundo. Outros três brasileiros figuraram no mesmo rol.

Outros oito pesquisadores vão ser agraciados com o título de Pesquisador Emérito e a Menção Especial de Agradecimentos, oferecida a uma instituição que se destacou na parceria com o CNPq pelo desenvolvimento científico e tecnológico do País: o Instituto Euvaldo lodi (IEL).

Os Pesquisadores Eméritos são Reynaldo Luiz Victoria (USP); Gerhard Malnic (USP); Durval Rosa Borges (Unifesp); Carol Hollingworth Collins (Unicamp); José Renato Coury (UFSCar); Maria Lígia Coelho Prado (USP); Tânia Maria Dietrichs Fischer (UFB) e Silviano Santiago (UFMG).

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI e do CNPq