Portal Brasil

Força Aérea realiza 2 mil atendimentos médicos no DF

Ação foi realizada em Ceilândia (DF); local abriga mais de 56 mil moradores, de acordo com o IBGE


por Portal Brasil


publicado:
14/09/2015 17h59


última modificação:
14/09/2015 17h59

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último sábado (12) 2.150 atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos para a população do Condomínio Sol Nascente, no Distrito Federal (DF). Cerca de 150 militares participaram da Ação Cívico-Social e 82 profissionais de saúde diretamente envolvidos nos atendimentos.

Na avaliação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, esse tipo de ação coloca a infraestrutura da instituição à disposição da população. “A atividade-fim da Força Aérea é muito importante. Mas nós nunca podemos esquecer de valorizar essas atividades paralelas, que são também nossa responsabilidade como cidadãos brasileiros”, declarou. 

Atendimento

Mirian Jorge Teixeira, 40 anos, em companhia dos dois filhos, participou do atendimento dos profissionais de oftalmologia, ginecologia, dentista e pediatria. “Valeu a pena ter levantado cedo”, avalia.  

Nos dois dias de Ação Cívico-Social (Aciso), a Força Aérea Brasileira (FAB) contabilizou 2.150 atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos. A ala da escola que concentrou os serviços de saúde permaneceu lotada ao longo de todo o dia.

Na área médica, a maior procura foi por oftalmologia, pediatria e ginecologia. O maior número de atendimentos odontológicos concentrou-se na área de odontopediatria e cirurgias.

A grande demanda na Aciso é compreendida quando se entende a situação do bairro Sol Nascente. Expansão da região administrativa de Ceilândia, o local abriga mais de 56 mil moradores de acordo com dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A região foi escolhida para receber o 1º Mutirão da Cidadania organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania por ser uma das comunidades mais pobres do Distrito Federal. O local também não conta com posto de saúde.

Para o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, os atendimentos médicos e odontológicos prestados pelos profissionais de saúde da Aeronáutica ajudam a desafogar os hospitais.

Quando a gente traz tratamento de qualidade aqui, estamos desafogando os nossos hospitais que hoje estão numa situação difícil”, afirmou após conhecer a infraestrutura instalada no local.

Fonte: FAB