Portal Brasil

Força Nacional capacita 355 novos integrantes para operações

Efetivo poderá participar de operações em qualquer região do País; maioria dos alunos curso de instrução é de militares inativos


publicado:
17/02/2017 17h27


última modificação:
17/02/2017 17h34

Um efetivo de 355 novos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública está sendo preparado para participar de operações em qualquer região do País, a partir da próxima semana. 

As aulas estão sendo ministradas na base de treinamentos da Força situada na região administrativa do Gama, em Brasília. Dos 355 militares, 261 são inativos vindos dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Durante as 63ª e 64ª edições da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), os participantes recebem aulas teóricas e práticas de disciplinas como técnicas de patrulha e abordagem, controle de distúrbios civis, uso diferenciado da força, identificação de fraudes veiculares e documentais, busca e apreensão, direitos humanos e defesa pessoal.

As instruções somam 186 horas-aula, incluindo as avaliações, divididas em até quatro semanas.

“Tenho certeza que essa tropa está sendo bem preparada e irá contribuir para pacificar os locais para onde for designada. Esta certeza é muito importante no momento em que o governo federal desenvolve o Plano Nacional de Segurança Pública, através do qual a União e os governos estaduais firmam parcerias para o combate à criminalidade. Os senhores fazem parte de um ponto central desta iniciativa”, afirmou o diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Joviano Conceição Lima.

Inscrições
Militares e policiais estaduais inativos e militares da União inativos ou que tenham prestado serviços em caráter temporário passaram a ser mobilizados pela Força Nacional depois que o governo federal editou a Medida Provisória nº. 755, de 19 de dezembro de 2016.

A alteração legislativa também abrange servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, aposentados há menos de cinco anos, para fins de atividades de apoio administrativo à Força.

Quatro editais de Processos Seletivos e inscrição no Cadastro de Inativos estão disponíveis aqui.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça