Portal Brasil

Força Nacional capacita policiais militares do RN e AM para a Rio 2016

Os treinamentos específicos para grandes eventos começaram na segunda-feira (11) e vão até sábado (16)


por Portal Brasil


publicado:
12/01/2016 12h54


última modificação:
12/01/2016 14h31

O Ministério da Justiça iniciou nesta segunda-feira (11), em Natal (RN) e em Manaus (AM), a capacitação de 270 policiais militares que irão reforçar a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos específicos para grandes eventos vão até o sábado (16). A preparação deverá, gradativamente, envolver todos os Estados do País e o Distrito Federal.

“A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do País, com apoio de efetivo dos 26 Estados e do Distrito Federal. Deveremos utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos neste ano”, explica o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos já foram realizadas em Rio Branco (AC), São José dos Pinhais (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gama (DF), em parceria com os órgãos locais de segurança pública. As próximas edições devem ser realizadas em Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA).

Os participantes recebem aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das Massas; Direitos Humanos; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Fundamentos Legais em Manifestações Públicas; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas.

A Força Nacional desenvolve atualmente 42 operações em apoio à segurança pública em 14 Estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil entre outras.

Seu efetivo também já participou da segurança de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007.

Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Justiça