Portal Brasil

Funarte planeja coleção bilíngue para divulgar artes nos países do Mercosul

Além das Artes Visuais, seriam contempladas a Literatura, Teatro, Circo, Dança, Música, dentre outras expressões artísticas


por Portal Brasil


publicado:
14/05/2015 18h38


última modificação:
18/05/2015 11h16

O presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Francisco Bosco, participou da II Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural, realizada no Rio de Janeiro, e falou sobre o projeto de criação de uma coleção bilíngue para divulgar artes, que circularia nos demais países e também contemplaria outras linguagens, além das Artes Visuais, como Literatura, Teatro, Circo, Dança, Música, dentre outras expressões artísticas.

O diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil, Gustavo Pacheco, do Ministério da Cultura, sugeriu a criação de um sítio do Mercosul para difusão das ações do programa. “Devemos pensar desde já na criação deste mecanismo de acesso para dar um salto e facilitar o diálogo por meio das redes sociais e da internet. A presença do mundo digital tem que ser levada em conta desde o início, pensada sistematicamente entre todos os países envolvidos. Precisamos de uma equipe que atualize a página diariamente e filtre as informações que forem surgindo.”

As propostas aprovadas na reunião serão debatidas na 40ª Reunião do Comitê Coordenador Regional, e os temas deliberados neste encontro serão discutidos na 38ª Reunião de Ministros da Cultura, que ocorrerá no dia 18 de junho, em Brasília. A primeira reunião foi realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em outubro de 2014.

O presidente da Funarte destacou que a ideia principal do encontro é aproximar a cultura e construir um intercâmbio de arte com os povos próximos, sinalizando a importância de tornar essa iniciativa uma realidade. Francisco Bosco também reafirmou o desejo de consolidar o Mercosul Cultural. O presidente falou, ainda, sobre o Brasil ser reconhecido por sua cultura, que é seu maior embaixador. Acrescentou que a Funarte é a principal instituição para cuidar das artes no Brasil e que criar um eixo sul para aproximar trocas simbólicas e econômicas é uma das metas da Fundação.

No primeiro dia, os temas abordados foram: Prêmio Mercosul de Artes Visuais; Portal de Orquestras Infantojuvenis; Rede de Festivais e Corredores Culturais.

Fonte:

Funarte