Portal Brasil

Gilmar Mendes garante sigilo e segurança nas eleições deste domigo

Cidadania e Justiça

Eleições 2016

Em pronunciamento feito em cadeia nacional de rádio de televisão, presidente do TSE diz que o trabalho é “incansável” para garantir o caráter secreto dos votos.


por Portal Brasil


publicado:
02/10/2016 09h48


última modificação:
03/10/2016 11h24

Divulgação: Agência Brasil

Ministro condenou a prática de compra de votos e lembrou que trocar votos por favores ou dinheiro é crime

Ministro condenou a prática de compra de votos e lembrou que trocar votos por favores ou dinheiro é crime

Em pronunciamento veiculado na noite deste sábado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, destacou a importância do exercício da cidadania por meio do voto. Na ocasião, garantiu a segurança e o sigilo dos votos dos eleitores que vão às urnas neste domingo (2) e disse que o TSE trabalha “incansavelmente” para garantir o caráter secreto dos votos.

O ministro também condenou a prática de compra de votos e lembrou que trocar votos por favores ou dinheiro é crime e que o eleitor tem uma “grande responsabilidade” nas mãos. “Ainda há quem veja o voto como uma troca de favores. Muitas vezes, troca-se voto por dinheiro, empregos ou mesmo por falsas promessas. A compra e a venda de votos impedem o avanço do sistema democrático; quem delas participa comete crime eleitoral e contribui para o atraso da sociedade.”

O presidente do TSE destacou avanços que o País teve na área eleitoral, como a identificação por biometria e as urnas eletrônicas, em um sistema de votação que chamou de “ágil, seguro e confiável”. Disse ainda que é parte do processo eleitoral acompanhar o desempenho dos candidatos após a eleição. “O voto é apenas uma parte desse processo. Nosso papel também é o de fiscalizar aquele que foram eleitos, a fim de que cumpram os compromissos assumidos.”

Fonte: Portal Brasil

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons

CC BY ND 3.0 Brasil
CC BY ND 3.0 Brasil