Portal Brasil

Governo destina R$ 133 milhões para atenção básica

Montante será destinado a 4.881 cidades credenciadas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


por Portal Brasil


publicado:
10/08/2016 10h04


última modificação:
10/08/2016 11h20

Municípios de todos os Estados brasileiros contam com mais R$ 133 milhões para a qualificação de serviços e de equipes de saúde na atenção básica.

O Ministério da Saúde liberou, no fim de julho, o montante a 4.881 cidades credenciadas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O repasse alcança 45.880 equipes de saúde, sendo 28.177 de Saúde da Família (ESF), 16.067 de Saúde Bucal (SB) e 1.636 de Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). 

A pasta define o incentivo aos municípios com base em avaliações próprias e de usuários sobre os serviços oferecidos pelas equipes e unidades de saúde.

Além disso, a projeção considera os perfis sociais, econômicos e culturais de cada localidade, acrescidos ainda pelos recursos das equipes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A atenção básica é considerada a porta de entrada dos serviços de saúde, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos problemas da população, reduzindo a necessidade de procedimentos mais complexos e da hospitalização.

A qualificação dos profissionais de saúde é uma ferramenta estratégica para fortalecer esses princípios da atenção básica e aperfeiçoar os atendimentos.

O Programa

O PMAQ-AB é um incentivo aos gestores e equipes de atendimento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população na atenção básica. Os municípios credenciados devem promover um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade do atendimento. Ao todo, há, atualmente, 71.568 equipes em 5.489 municípios brasileiros.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde