Portal Brasil

Governo destina R$ 300 milhões para setor leiteiro

Na Câmara dos Deputados, secretário diz que ministério reforçará assistência técnica, melhoramento genético, sanidade e promoção comercial


por Portal Brasil


publicado:
27/08/2015 19h01


última modificação:
27/08/2015 19h01

Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem receber nas próximas semanas R$ 300 milhões para o Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro.

O anúncio foi feito pelo secretário do Produtor Rural e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, durante audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Os cinco estados que receberão os recursos, assinalou Caio Rocha, respondem por 80% da produção nacional de lácteos. Segundo ele, a verba deverá ser investida em assistência técnica, melhoramento genético, promoção comercial e controle e erradicação da brucelose e tuberculose. Em todo o País, a cadeia produtiva do setor envolve 1,3 milhão de produtores.

Durante a audiência, Caio Rocha destacou, ainda, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem se empenhado para ampliar as negociações com os representantes do setor privado para garantir aos países do Mercosul uma parcela do mercado brasileiro que não afete a competitividade e crescimento da cadeia nacional de lácteos.

De acordo com o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo, a produção brasileira de lácteos hoje é superior ao consumo interno. Atualmente, a maior parte do excedente de lácteos é exportada para Angola, Argélia e Venezuela. O Brasil embarca para o exterior principalmente leite em pó e leite condensado.

Caio Rocha disse também que o Brasil tem 11 estabelecimentos habilitados a exportador lácteos para a Rússia. A expectativa, acrescentou, é que mais 13 frigoríficos venham a obter autorização para embarcar leite e derivados para aquele país. Recentemente, a ministra Kátia Abreu negociou com o governo russo a abertura daquele mercado aos produtos lácteos brasileiros.

A audiência da Comissão de Agricultura foi promovida para debater a balança comercial do setor de lácteos no primeiro semestre deste ano.

Fonte:

Ministério da Agricultura