Portal Brasil

Governo estimula criação de cursos de mestrado em segurança pública

Propostas de universidades para a criação de pós-graduações stricto sensu serão analisadas pela Capes


publicado:
10/03/2016 11h00


última modificação:
11/03/2016 11h10

Profissionais de segurança pública de todo o País vão participar gratuitamente de cursos de mestrado em suas áreas de atuação. Para viabilizar o acesso desses agentes a essas pós-graduações, os ministérios da Justiça (MJ) e da Educação (MEC) estão recebendo propostas de instituições de ensino superior para criação de pós-graduações stricto sensu na área.

Cinco instituições manifestaram interesse em oferecer cursos de mestrado em segurança pública. São as universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pará. As confirmações foram feitas na última segunda-feira (7), durante o Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública. O evento foi realizado em Brasília (DF), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

“Nosso objetivo é consolidar uma rede de pesquisa, ensino e extensão em segurança pública e patrocinar cursos de mestrado nessa área para integrantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros, Perícias Criminais e Guardas Municipais, assim como profissionais de outras áreas. Para isso, as universidades precisam submeter as propostas à Capes até 10 de maio”, disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca, durante o Workshop.

No evento, foram discutidas a criação da Escola Nacional de Segurança Pública (Senasp) como as redes nacionais de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e de Educação a Distância para Segurança Pública (Rede EaD). Também participaram representantes da Capes e de universidades federais, entre elas as da Bahia e Pará, que já têm cursos de mestrado profissional em segurança pública aprovados pela Capes e patrocinados pela Senasp.

Para este ano, a ideia é ofertar 20 vagas em Programas de Mestrados Profissional em Gestão de Riscos e Desastres Naturais, a serem ministrados pela Universidade Federal do Pará (processo seletivo em andamento), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Fluminense. A iniciativa ocorre em parceria com a Capes, Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça