Portal Brasil

Governo faz “tarefa de casa” com Novo Regime Fiscal, avaliam senadores

Líder do DEM no Senado diz que boa relação do governo com o Legislativo dará base de sustentação para transformações


por Portal Brasil


publicado:
15/06/2016 00h00


última modificação:
16/06/2016 09h28

O senador Ronaldo Caiado, líder do DEM no Senado Federal, afirmou, nesta quarta-feira (15), que o novo governo está fazendo a “tarefa de casa” ao apresentar medidas que criem condições para que o Brasil volte a crescer, como o Novo Regime Fiscal, detalhado hoje pelo presidente em exercício Michel Temer aos líderes do Congresso Nacional.

“O governo está fazendo a tarefa de casa, os cortes necessários, a diminuição da máquina pública, o controle das despesas do governo e, ao mesmo tempo, está dizendo para a população que nós vamos recuperar a esperança, a autoestima e a condição de o Brasil voltar a crescer.”

Caiado destacou também que a boa relação dos Poderes Executivo e Legislativo no novo governo dará a base de sustentação para que Temer execute as transformações que a sociedade brasileira deseja.

“[Temer] busca a convergência, o entendimento, o debate político, convida a todos, recebe a todos, não impõe nenhuma regra ao Congresso Nacional, ouve o Congresso e a sociedade brasileira, salientou o senador. 

O senador Eunício Oliveira, líder do PMDB, ratificou a importância do Novo Regime Fiscal na melhora dos gastos públicos com os recursos arrecadados dos impostos da população. “Isso significa que o presidente Michel Temer está ouvindo e limitando. Ele não gastará mais do que arrecadará e dará prioridade para que essa arrecadação seja bem aplicada para o bem do povo brasileiro.”

Renegociação de Dívidas

Eunício citou também a iniciativa do presidente Temer, que editou a Medida Provisória (MP) 733 para autorizar a liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural contraídas até 2011 por produtores do Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A MP foi publicada hoje no Diário Oficial da União. 

É uma medida que o presidente Michel Temer toma em um momento difícil da economia, fazendo um sacrifício para que os agricultores possam voltar a produzir, principalmente, no Nordeste brasileiro, disse o senador.

Confiança do Consumidor

O senador Caiado também comentou o aumento do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), depois de 40 meses de quedas consecutivas. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o indicador alcançou 98 pontos em junho, alta de 7,9% em relação a maio. 

Para Caiado, o aumento do índice é reflexo do trabalho da equipe econômica do governo que, segundo ele, é formada por pessoas “qualificadas e com credibilidade”.  

“Isso reproduziu uma confiança em todo cidadão na capacidade de voltar a investir, na segurança jurídica do País. O que precisamos agora é avançar no entendimento político para que possamos continuar dando satisfação à sociedade brasileira.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto