Portal Brasil

Governo federal cria núcleo de combate à violência contra a mulher

Ações foram anunciadas, nesta terça-feira (31), pelo presidente interino, Michel Temer, e pelo ministro da Justiça, Alexandre Moraes


por Portal Brasil


publicado:
31/05/2016 18h53


última modificação:
31/05/2016 19h03

O governo federal criou um núcleo de combate à violência contra a mulher, vinculado ao Ministério da Justiça e Cidadania. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31), pelo presidente interino, Michel Temer, e pelo ministro da pasta, Alexandre de Moraes, que se reuniram durante a manhã com os secretários de Segurança Pública de todos os Estados e do Distrito Federal.

A violência de gênero foi a principal pauta da reunião. A criação do grupo será publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (1). 

O núcleo será formado pelos futuros titulares da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, além de três representantes das secretarias de Segurança Pública dos Estados, indicados pelo colégio de secretários.

O núcleo irá solicitar ainda a criação de um departamento dentro da Polícia Federal, para contribuir com a repressão da violência contra a mulher. Além disso, o ministro anunciou que verbas serão realocadas para a compra de horas de descanso de policiais locais, para fortalecer o patrulhamento e investigação em áreas onde há maior número de casos de violência de gênero e medidas restritivas, como as definidas pela Lei Maria da Penha.