Portal Brasil

Governo firma cooperação sobre policiamento comunitário com Japão

Além do Espírito Santo, o acordo inclui visitas às bases do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro


por Portal Brasil


publicado:
23/06/2016 15h52


última modificação:
23/06/2016 16h53

O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) recebeu representantes da polícia nacional do Japão para assinar acordo de cooperação, na última segunda-feira (20). O objetivo da parceria é difundir a filosofia de polícia comunitária nos Estados brasileiros e Distrito Federal. 

A inserção da metodologia de polícia comunitária nas políticas públicas de segurança estaduais é orientada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), como importante ferramenta de prevenção da criminalidade e violência. 

Acompanhados por membros da Senasp, peritos japoneses iniciaram visitas às bases comunitárias nos municípios de Vitória e Guarapari, no Espírito Santo, verificando as especificidades apresentadas pelas unidades policiais e acompanhando suas rotinas operacionais. 

O Espírito Santo é considerado um dos Estados brasileiros com potencial difusor do sistema japonês de policiamento de proximidade conhecido como koban, aplicando um projeto chamado de Polícia Interativa. Parte dos resultados da visita técnica da equipe estrangeira será apresentada no Seminário Internacional de Polícia Comunitária, a ser sediado pelo Estado no dia 7 de julho. 

Na última segunda-feira (20), o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, reuniu-se com uma comitiva do Japão para ajustar as atividades previstas no acordo de cooperação, em vigência até janeiro de 2018. 

Além do Espírito Santo, o acordo inclui visitas às bases do Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, consideradas boas iniciativas de polícia comunitária. 

O pacto prevê também a realização de treinamentos no Japão, seminários e cursos de capacitação de multiplicadores de polícia comunitária no Brasil, precisamente em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, classificados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) como Estados modelos no que diz respeito às experiências avançadas nesse tipo de metodologia. 

Treinamentos 

Desde o ano passado, a Senasp auxiliou na realização de seis edições desse curso, formando 229 policiais de diversas partes do Brasil.

O mais recente curso realizado, no âmbito do acordo de cooperação, foi o treinamento de gestor de polícia comunitária – Sistema Koban, que aconteceu entre os dias 6 e 16 de junho, no Japão. 

Ao todo, foram capacitados 14 profissionais brasileiros, sendo um da Senasp e 13 policiais militares dos Estados modelos e disseminadores de policiamento comunitário. 

Além de conteúdo teórico, a equipe do Brasil visitou as estruturas policiais de Tóquio e da província de Shiga. O objetivo final é tornar a polícia mais preparada e cuidadosa quanto à garantia dos direitos humanos e cidadania.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Cidadania