Portal Brasil

Institutos culturais do Brasil e da Holanda aprofundam parceria técnica

O projeto do intercâmbio de conhecimento entre os países começou a ser formulado em 2013


por Portal Brasil


publicado:
21/07/2016 16h14


última modificação:
21/07/2016 20h14

Brasil e Holanda fortalecem parceria para compartilhar conhecimento sobre mecanismos de gestão e financiamento do patrimônio cultural. Em reunião nesta quinta-feira (21), o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representantes culturais da Holanda avaliaram as atividades já desenvolvidas e discutiram sobre os próximos passos da cooperação entre os países. 

Além da realização da Mostra ReUso na Holanda: Reciclagem de Patrimônio Histórico em Recife (PE), atualmente, há uma missão técnica da entidade brasileira no instituto holandês para aprofundamento dos formatos de financiamento e mecanismos de gestão compartilhada. 

Entre os pontos abordados no intercâmbio estão compreender o papel e forma de trabalho do órgão de patrimônio cultural holandês junto ao setor privado e à sociedade civil, para a preservação de patrimônio cultural edificado na Holanda e no Brasil nas últimas duas décadas; e conhecer planos, programas e projetos implementados que tenham lições aprendidas relevantes, cuja premissa tenha sido a parceria entre setores público e privado e a articulação entre os diversos agentes envolvidos. 

Parceria

O projeto de parceria começou a ser formulado em 2013, quando foram exploradas as possibilidades de cooperação, e, em seguida, com participação de técnicas brasileiras em conjunto com a Agência do Patrimônio Cultural da Holanda. Na ocasião, foram definidos o escopo de interesse para o intercâmbio técnico.

Os temas de maior destaque na parceria são o Fundo Nacional de Restauração e o Programa de Reuso. Em 2015, ano em que a delegação holandesa veio ao País com o objetivo de participar do evento “Experiências de Gestão do Patrimônio com a Participação Privada – Brasil e Países Baixos”, a articulação foi aprofundada.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Iphan