Portal Brasil

Governo libera R$ 47 milhões para ações de segurança no Rio de Janeiro

Crédito extraordinário foi liberado por meio de medida provisória. Forças Armadas atuam no estado em conjunto com polícias locais desde julho


publicado:
03/10/2017 06h00


última modificação:
19/10/2017 12h11

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou nesta segunda-feira (4) uma medida provisória que garante crédito extraordinário de R$ 47 milhões para ações em segurança pública no estado do Rio de Janeiro.

Em 28 de julho, o presidente da República, Michel Temer, assinou decreto autorizando a atuação das Forças Armadas no reforço da segurança no Rio de Janeiro. A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) tem amparo na Constituição Federal e ocorre quando há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.

Pelo texto da medida provisória, o valor será destinado ao Ministério da Defesa para o trabalho dos militares no estado. Segundo o texto, o objetivo da liberação é minimizar a “grave ameaça à segurança e preservar a ordem pública”.

Antes de assinar a proposta, que será publicada no Diário Oficial da União (DOU) de amanhã (5), o presidente em exercício se reuniu com prefeitos do estado para debater os problemas do Rio de Janeiro.

Tropas no Rio

Mais de 10 mil homens estão em operação no Rio para reduzir a violência e garantir a segurança da população. Além do exército, as polícias Civil e Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal têm atuado em conjunto para combater a criminalidade.

Fonte: Planalto