Portal Brasil

Governo reconhece situação de emergência em 12 municípios de RR

O Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu situação de emergência em 12 municípios de Roraima: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. A medida permite que os municípios solicitem recursos da União para ações de restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

O reconhecimento de situação de emergência nessas localidades está presente em portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15).

Incêndio florestal

O Ministério da Integração Nacional também tem apoiado o combate aos incêndios florestais em Roraima. Em apoio ao Estado, a Defesa Civil Nacional articulou junto ao Ministério da Defesa a participação de cerca de 50 militares das Forças Armadas no apoio às equipes que atuam na região, uma aeronave para transporte de água e seis caminhões para transporte das equipes e equipamentos de combate ao fogo.

Atualmente, mais de 440 profissionais estão atuando no combate aos focos de incêndio em Roraima, entre eles bombeiros, brigadistas e militares do Exército Brasileiro. A força-tarefa também conta com sete aeronaves e 66 veículos que estão auxiliando tanto no transporte das equipes de trabalho, equipamentos e água como no combate direto às chamas.