Portal Brasil

Governo repudia atentados na Somália e na Turquia


por Portal Brasil


publicado:
22/08/2016 17h14


última modificação:
22/08/2016 17h19

O governo brasileiro repudiou, nesta segunda-feira (22), por meio de notas do Ministério das Relações Exteriores, os atentados terroristas ocorridos na Turquia e na Somália e manifestou solidariedade aos familiares das vítimas.

O ataque na Turquia ocorreu no último sábado (20) na cidade de Gaziantep durante uma festa de casamento, quando um menino de aproximadamente 12 anos se explodiu na festa e matou 54 pessoas. Outras 100 ficaram feridas. 

Na Somália, mais de 20 pessoas foram mortas neste domingo (21) na região de Galkayo, na Somália, África, em um ataque reivindicado pelo grupo islâmico Al-Shabaab, afiliado a Al-Qaeda. Dois carros-bombas foram usados no ataque.

Confira as íntegras das notas divulgadas pelo Itamaraty:

Atentado na Somália

O governo brasileiro condena veementemente o ataque ocorrido em Galkayo, na Somália, reivindicado pelo grupo autodenominado “Al-Shabaab”, que resultou em ao menos uma dezena de mortos e diversos feridos.

Ao manifestar sua solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo da Somália, o Brasil reitera seu repúdio a todos os atos de terrorismo, praticados sob qualquer pretexto, e reitera seu apoio aos esforços de consolidação das instituições somalis.

Atentado na Turquia

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, o atentado ocorrido durante uma cerimônia de casamento na cidade de Gaziantep, na Turquia, que resultou em dezenas de mortos e feridos.

Ao transmitir aos familiares das vítimas, à comunidade curda e ao povo e ao governo da Turquia suas condolências e solidariedade, o governo brasileiro reitera seu veemente repúdio a todo ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil e do Ministério das Relações Exteriores