Portal Brasil

Governo tem trabalhado em novos acordos, diz ministro

Ministro Marcos Pereira afirmou que o País quer ampliar as relações externas de forma qualificada, atuando em conjunto com o setor privado


por Portal Brasil


publicado:
17/06/2016 18h18


última modificação:
17/06/2016 19h10

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou que o governo em exercício tem trabalhado para expandir a participação do País no comércio internacional. “Não estamos falando de uma inserção a qualquer custo. Estamos falando de uma inserção qualificada, a partir de uma avaliação dos interesses brasileiros concretos, desenhada em conjunto com o setor privado, e não em resposta a pressões”, afirmou.

Marcos Pereira participou, nesta sexta-feira (17), do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em Medellin, na Colômbia. Além de encontros bilaterais, o ministro tem ido a eventos ligados ao Fórum. 

Para uma plateia de empresários, o ministro disse que, apesar do Brasil estar passando por um momento delicado, já há sinais de recuperação. Afirmou ainda que a nova equipe econômica tem compromisso em trazer a inflação de volta para o centro da meta de 4,5% ao ano.

Pereira ainda lembrou que a retração do PIB no primeiro trimestre do ano, de 0,3%, foi um número melhor que os projetados pelo mercado, que previa uma queda de 0,8%. Ele ainda argumentou que uma das maiores economias do mundo, como o Brasil, não pode ocupar a 25ª posição no ranking de exportações.

Com o objetivo de fazer o País avançar nessa tabela, ele afirmou que o governo tem trabalhado em novos acordos. “Temos adotado uma estratégia mais agressiva, com assinatura de mais acordos e com maior abrangência temática”, afirmou.

Essa inserção, segundo ele, tem sido feito a partir de uma avaliação dos interesses brasileiros e desenhada em conjunto com o setor privado.

Marcos Pereira ainda lembrou que nessa linha houve assinatura de acordos com os Estados Unidos nas áreas de convergência regulatória, facilitação de comércio e propriedade intelectual. Também foi feita, depois de 14 anos, a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia.

Nesta sexta, ele também se reuniu com a ministra de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, María Claudia Lacouture, com quem discutiu a importância de que ambos internalizem o Acordo Automotivo, assinado em maio de 2015.

Fonte: Portal Brasil