Portal Brasil

História é destaque em contribuições para a Base Curricular

Até o início deste mês, a disciplina de história chegou à casa do 1.048.386 contribuições recebidas no Portal da Base


por Portal Brasil


publicado:
17/03/2016 10h30


última modificação:
17/03/2016 15h18

O componente curricular das Ciências Humanas que mais recebeu contribuições no Portal da Base Nacional Comum Curricular (BNC) durante processo de consulta pública encerrada no dia 15 de março foi história. A disciplina chegou à casa do 1.048.386 contribuições recebidas. Em percentuais, o componente está 22% à frente de Geografia (823.249), segundo lugar em número de intervenções, dentre as matérias de Ciências Humanas, informa o Ministério da Educação.

A expectativa é de que a Base trabalhe com todas essas matérias de forma que haja diálogo crítico e criativo entre os componentes de Ciências Humanas. Donvergentes ou não, os componentes curriculares de Ciências Humanas na BNC despontam como um campo amplo de aprendizados sobre a relação das pessoas com o mundo atual.

Na educação infantil, os conteúdos tendem ao lúdico e a conhecimentos sociocognitivos. Ao longo do Ensino Fundamental, os saberes avançam na percepção dos diferentes tempos e espaços geográficos e históricos. No Ensino Médio, a continuidade do processo formativo se completa com discussões sobre os saberes humanos e existenciais.

As sugestões apontam, principalmente, necessidade de maior articulação do ensino atual sobre civilizações antigas com o que prevê a Lei 11.645, que trata da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de escolas de Ensinos Fundamental e Médio. Outro ponto considerado tão importante é mostrar a integração entre o Brasil e os processos históricos globais.

“Esses são os principais desafios nossos, adequar as divergências e justificar o porquê dos conteúdos que vão ser incorporados pela Base e os que não vão ser”, avalia a assessora da área de Ciências Humanas na BNC com foco no componente curricular História, Cláudia Ricci.

Cláudia considera que o processo desencadeado pela BNC já foi vitorioso por ter suscitado tamanha polêmica com posicionamento de vários estudiosos e especialistas. Segmentos da sociedade civil, associações científicas, acadêmicas e profissionais também fizeram parte do processo de mobilização e indicaram sugestões e contribuições ao documento preliminar de História.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tem reiterado nos encontros que tratam da Base que o ensino de História nunca vai tirar o que ele chama de “pertencimento” do Brasil do mundo ocidental e que a disputa política e ideológica é salutar. “O que nós queremos no currículo é que se organize toda essa importante liberdade acadêmica. Não é retirar o que já tem e incluir o que não foi bem contado”, ressalta.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação