Portal Brasil

Ibram repassa R$ 1,8 milhão para preservação de museus

Serão beneficiados vencedores do edital Pontos de Memória e do Prêmio Modernização de Museus


por Portal Brasil


publicado:
03/08/2016 09h38


última modificação:
03/08/2016 15h33

Nesta terça-feira (2), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) repassou o prêmio em dinheiro aos artistas que venceram o edital Pontos de Memória e do Prêmio Modernização de Museus. O montante, que soma mais de R$ 1,8 milhão, foi levantado a partir da ampliação financeira acordada pelo Ministério da Cultura com o Poder Executivo Federal.

O prêmio Pontos de Memória busca reconhecer iniciativas de práticas em benefício dos museus e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade.

O concurso é voltado para grupos étnicos-culturais, tais como indígenas, afrodescendentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, rurais, urbanos, de periferia, cultura litorânea, comunidades brasileiras no exterior, entres outros. Nesta edição, foram premiadas 30 iniciativas, sendo duas no Centro-Oeste, uma no Sul, uma no Norte, 14 no Nordeste e 12 no Sudeste.

O Prêmio Modernização de Museus – Microprojetos selecionou 18 iniciativas voltados à cultura, memória e patrimônio para modernização dos espaços. Foram três ganhadores no Nordeste e no Sul, dois no Norte, um no Centro-Oeste e nove no Sudeste.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ibram