Portal Brasil

Implantes cocleares podem ser colocados gratuitamente pelo SUS

Procedimento consiste em uma prótese colocada na parte interna do ouvido e outra presa ao redor da orelha


por Portal Brasil


publicado:
01/11/2016 15h48


última modificação:
01/11/2016 16h08

Para quem ouve, imaginar como seria um mundo sem sons pode parecer difícil. Para muitas pessoas surdas, essa é a realidade. Pacientes que têm deficiência auditiva severa a profunda não conseguem ouvir nada ou, se ouvem, são apenas alguns ruídos. Nesses casos, os aparelhos auditivos não funcionam, e a esperança de um dia ouvir vem de um implante coclear.

O implante consiste em uma prótese colocada dentro da cóclea (parte interna do ouvido) por meio de uma cirurgia e outra presa ao redor da orelha, composta pela antena e o processador de fala. O aparelho capta os sons e transfere diretamente este som para o nervo auditivo, possibilitando que o paciente gradativamente comece a ouvir.

Por se tratar de um dispositivo de alta complexidade, a cirurgia e a reabilitação do paciente são feitas em hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde. “Há uma equipe multidisciplinar para verificar a possibilidade de o indivíduo receber o implante. Depois de todas as avaliações, o paciente recebe o aparelho de forma inteiramente gratuita pelo SUS”, explica o coordenador do Setor de Implante Coclear do Hospital Universitário de Brasília (HUB), André Luiz Sampaio.

A cirurgia é apenas uma etapa de todo o processo de reabilitação auditiva. Entre 30 e 40 dias após a operação, o paciente retorna e faz a ativação, momento em que o aparelho é ligado e quando se ouve os primeiros sons.

“Os pacientes passam por um processo de reabilitação realmente longo e voltam com muita frequência ao hospital onde receberam o implante coclear”, conta Sampaio. Após a ativação, o paciente ainda fica, em média, três anos em acompanhamento. Isso porque as habilidades auditivas são essenciais para desenvolver a fala, e alguns pacientes, que nunca ouviram antes, precisam aprender o novo tipo de linguagem.