Portal Brasil

Incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra é controlado

Fogo atingiu a região do rio Santo Antônio, no chapadão da Zagaia e no chapadão da Babilônia; estimativa é que as chamas tenham atingido cerca de 21.500 hectares


por Portal Brasil


publicado:
12/08/2016 17h22


última modificação:
15/08/2016 11h09

O incêndio no Parque nacional da Serra da Canastra (MG), que teve início há quase uma semana, foi controlado nesta quinta-feira (11). Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuaram, em parceria com bombeiros militares do governo estadual, voluntários e brigadistas do Prevfogo, para combater o fogo. 

O incêndio ocorreu na região do rio Santo Antônio, no chapadão da Zagaia e no chapadão da Babilônia. Na manhã desta sexta-feira (12), o helicóptero da Força Tarefa Previncêndio de Minas Gerais realizou mais um sobrevoo na região para avaliar a área atingida. A estimativa é que as chamas tenham atingido cerca de 21.500 hectares.

Além das áreas localizadas no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, a equipe de combate atuou no entorno da unidade de conservação, em locais onde há ocupação humana.

Serra da Canastra

Situado no sudoeste de Minas Gerais, a unidade de conservação federal é composta por várias fitofisionomias do bioma Cerrado, com predomínio de vários tipos de campos.

O Parque possui grandes paredões de rocha, onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio