Portal Brasil

Incra realiza formatura da primeira turma de Medicina Veterinária

Turma é formada por agricultores assentados, acampados e filhos de beneficiários da reforma agrária


por Portal Brasil


publicado:
17/12/2015 11h20


última modificação:
17/12/2015 15h59

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está comemorando a formatura da primeira turma de Medicina Veterinária realizada por meio do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) e em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A formatura será celebrada nesta sexta-feira, 18 de dezembro, em Pelotas (RS).

A turma, com 45 alunos, é formada por agricultores assentados, acampados e filhos de beneficiários da reforma agrária, oriundos de seis Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Ceará.

É considerada uma turma especial de Medicina Veterinária que se estruturou em 2007, com 60 alunos selecionados na época. Porém, as aulas começaram em 2011 porque o curso foi suspenso por liminar do Ministério Público Federal de Pelotas. O processo foi revertido com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2010, garantindo o direito dos agricultores.

Avaliação do curso

Na semana passada, os formandos estiveram no centro de formação do Projeto de Assentamento Viamão (localizado na região metropolitana da capital Porto Alegre) para um seminário de avaliação final do curso. O objetivo foi analisar as parcerias estabelecidas, o método pedagógico utilizado (tempo escola e tempo comunidade), as estruturas de estudo (laboratórios, salas de aula, práticas, trabalhos de campo etc.) e os estágios curriculares, compostos por 600 horas, sendo 450 horas de atividades práticas.

De acordo com o professor da UFPel e paraninfo da turma, Luiz Filipe Damé Shusch, os estágios foram bem diferenciados, a maioria em áreas de assentamento ou em cooperativas e associações vinculadas à reforma agrária. “Em torno de 10% apenas foram em outros locais”, afirmou ele.

A coordenadora do projeto do Pronera na UFPel, professora Margarida Buss Raffi, destacou o processo de aprendizado mútuo que o curso proporcionou à Universidade, já que foi o primeiro convênio celebrado entre o Incra e a instituição de educação. “O seminário de avaliação buscou levantar os resultados dessa primeira experiência a fim de subsidiar as próximas turmas a serem recebidas.”

Para o formando Silvio Berti, a alegria de completar o Ensino Superior compensa as dificuldades enfrentadas ao longo do processo. Segundo ele, a formatura é uma conquista de todos, que representa a superação do grupo. “Se não fosse o espírito coletivo da turma, o número de formandos poderia ser menor. Nós sempre tivemos a dinâmica de se apoiar. Aqueles que tinham mais facilidade em aprender o conteúdo organizavam monitorias fora do horário de aula para estudar com os demais colegas”, lembra.

Além desta primeira turma que se forma, está em andamento desde 2013 na UFPel a segunda turma de Medicina Veterinária, que iniciou com 60 educandos.

Fonte: Incra