Portal Brasil

Inep faz balanço positivo do primeiro dia de provas do Enem

Segundo presidente do Inep, Maria Ines Fini, exame foi aplicado em 98% dos locais definidos


publicado:
05/11/2016 19h36


última modificação:
07/11/2016 12h29

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade em todo o País. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos conseguiram realizar as provas sem transtornos em 16.071 locais, número que representa 98% do estabelecido.

O exame não foi realizado em 405 escolas por conta das ocupações. Com isso, 271.033 inscritos tiveram suas provas adiadas para dezembro. As provas aplicadas foram de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

“Eu acredito que isso é um fator extremamente positivo [a realização da prova em 98% dos locais pré-definidos]. Nós já sabíamos dessa ocupação, estávamos monitorando essas escolas até o momento que foi possível. Nós avisamos todos os alunos e os coordenadores locais estavam devidamente preparados para receber aqueles que porventura não consultaram o seu cartão para poder checar essa informação”, avaliou a presidente do Inep, Maria Ines Fini.

Inep divulga estados com locais com e sem aplicação de provas

Esclarecimento

Em uma escola do Distrito Federal e em outra do Pará, o Enem precisou ser cancelado de última hora, na manhã deste sábado, por falta de condições para a aplicação. Os candidatos foram avisados por mensagem de celular. No entanto, os fiscais de sala não receberam o comunicado e aplicaram as provas para os estudantes que compareceram a esses locais.

Quem fez o Enem nessas duas instituições de ensino terá a nota computada e deve necessariamente voltar neste domingo (6) para completar as provas. Já os inscritos que não compareceram aos dois locais terão garantido o direito de fazer as provas no dias 3 e 4 de dezembro.

Falsa transmissão

Durante a realização da prova, uma página no Facebook iniciou uma suposta transmissão ao vivo de uma prova do Enem. O Inep apurou o caso e verificou que as imagens não eram verdadeiras e se tratava de uma montagem com as provas do ano passado. 

Balanço final

O balanço com o número de abstenções e problemas envolvendo eliminação de alunos será divulgado neste domingo (6), após o fim da realização do Enem. Amanhã, os candidatos farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Os portões serão abertos às 12h (horário de Brasília) e fechados às 13h. As provas começam às 13h e terão duração de 5 horas e 30 minutos.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep e MEC