Portal Brasil

Inpa lança cartilhas sobre ecossistemas do sul amazônico

Obras em linguagem ilustrativa e acessível abordam conceitos relacionados à ciência do clima e hidrogeografia da região


por Portal Brasil


publicado:
31/03/2015 12h39


última modificação:
31/03/2015 12h39

O Programa de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), lançará nesta terça (31) três cartilhas sobre ciência do clima e ecossistema amazônico. O evento será realizado no Bosque da Ciência, em Manaus (AM), durante a palestra “A água da Amazônia irriga o Sudeste?”.

A finalidade é tornar o conhecimento científico mais acessível, a partir de uma linguagem didática e ilustrativa sobre os conceitos também relacionados à hidrogeografia do rio Madeira.

As publicações, que em breve serão disponibilizadas na versão digital no site do LBA, incluem três volumes baseados em pesquisas sobre os ciclos biogeoquímicos em ecossistemas distintos, a caracterização climática e a caracterização hidrológica da região no Sul do Amazonas.

Método de ensino

De acordo com o pesquisador do Inpa Luz Antônio Cândido, um dos autores da cartilha “Desvendando a ciência do clima”, as cartilhas são voltadas ao público que está em fase de formação de conhecimento, como os estudantes de ensino médio e universitários.

“Elas são dedicadas aos jovens, com o objetivo de tentar trazer o conhecimento científico da academia, que tem um teor de conteúdo mais aprofundado, para uma linguagem de fácil entendimento.”

As cartilhas são resultados do projeto “Potencialidades da região sul do Amazonas às mudanças ambientais e climáticas”, apoiada pelo Programa de Apoio ao Núcleo de Excelência (Pronex), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com recursos do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ecossistema amazônico

“Ecossistema Amazônico: importante agente para o equilíbrio biogeoquímico global” é outra cartilha a ser lançada pelo LBA. Apresenta conhecimentos básicos necessários para incentivar a preservação da floresta com seus constituintes físicos, químicos e biológicos, além de destacar a importância dos ciclos biogequímicos em ecossistemas distintos.  

Já a cartilha “Noções de hidrogeografia – conhecendo o meu rio Madeira”, que também trata da caracterização hidrológica da região no sul do Estado do Amazonas. Aborda procedimentos de mensuração e monitoramento dos rios amazônicos, inclusive sobre como ocorrem os eventos de cheias e secas no rio Madeira.

Fontes:
Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia