Portal Brasil

Insa distribui exemplares de palma forrageira em Campina Grande (PB)

Ao todo, 105 agricultores familiares receberam cerca de 10 mil raquetes para plantio em propriedades rurais da região


por Portal Brasil


publicado:
30/03/2015 16h26


última modificação:
30/03/2015 18h21

Representantes de 105 famílias de agricultores familiares de Campina Grande (PB) participaram de encontro, na Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), para receberem exemplares da Palma Forrageira resistente à Cochonilha-do-Carmim. 

Na sexta-feira (27), os agricultores levaram cerca de 10 mil raquetes de palma forrageira para o plantio e multiplicação em suas propriedades. A pesquisadora responsável pelo projeto, Jucilene Araújo, explicou que “a reunião de sexta-feira foi preparatória para os próximos eventos neste ano”.

Jucilene afirma que nos próximos meses serão organizados Dias de Campo no município de Campina Grande (PB), com outras distribuições e treinamentos técnicos para os agricultores familiares.

Rosa Gomes da Silva é presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Bosque, para ela “a palma é o ouro verde do Cariri”, sem a planta a agricultora conta “que criar animais no Semiárido seria impossível”, pois além de servir como forragem de alto valor energético a palma possui uma quantidade significativa de água em sua composição.

Somente em 2015, o Projeto de Revitalização da Palma Forrageira distribuiu 800 mil raquetes da planta resistente à praga em toda a Paraíba.

Visita 

O Secretário de Agricultura visitou as instalações da Estação Experimental  acompanhado do diretor adjunto do Insa, Salomão Medeiros.

Fábio Agra conheceu um projeto de açude inteligente desenvolvido na Estação Experimental, que conta com sistema de proteção contra o assoreamento, construído com tecnologias sociais que utilizam matérias-primas encontradas em abundância no próprio Semiárido, a exemplo de pedras, macambiras e erva-babosa.

O açude inteligente também contém uma lâmina de água de pequena área combinada a uma maior profundidade para evitar a evaporação. Ele também conheceu as pesquisas do Núcleo de Caprinovinocultura.

Foi discutido durante a visita técnica que o Insa e a Prefeitura podem beneficiar os agricultores familiares do município, ao unir esforços em uma parceria que contemple soluções de fácil aplicação nas propriedades rurais do município.

Multiplicadores

O projeto realizado desde 2012 tem dado destaque para a integração entre pesquisadores e produtores em prol da revitalização da cultura da palma forrageira como política pública para o Semiárido brasileiro, fazendo uso de três variedades: Palma Doce, Palma Baiana e Palma Orelha-de-Elefante-Mexicana.

Neste projeto, os agricultores desempenham um papel fundamental: o de multiplicadores. Eles não são apenas os beneficiados, mas atuam na inserção desta cultura em suas comunidades e compartilham as informações e conhecimentos de manejo recebidos pelos pesquisadores do Insa

Revitalização da Palma 

O Projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira foi implantado na Paraíba em 26 campos de pesquisa e multiplicação, cada um em um município, nas 13 microrregiões atingidas no estado:

Bonito de Santa Fé, Soledade, Caturité, São João do Cariri, Boqueirão, São Domingos do Cariri, Parari, Sumé, Taperoá, Zabelê, Santa Inês, Diamante, Itaporanga, Santa Teresinha, Junco do Seridó, Princesa Isabel, Teixeira, Juazeirinho, Riachão, Remígio, Cuité, Condado, Olho D’Água, Catingueira, Boa Vista e Campina Grande, Princesa Isabel, Bonito de Santa Fé, Caturité, Soledade, São João do Cariri, Parari, Zabelê, Boa Vista, Junco do Seridó, Taperoá e São Domingos.

Fonte:
Portal Brasil com informações do Instituto Nacional do Semiárido