Portal Brasil

Inscrições abertas para o 7º Fórum Nacional de Museus

Os interessados devem se inscrever, pela internet, até o dia 26 de maio. A partir dessa data, as inscrições poderão ser feitas no local do evento


por Portal Brasil


publicado:
28/04/2017 13h55


última modificação:
28/04/2017 15h25

Estão abertas as inscrições o 7ª Fórum Nacional de Museus (FNM). O evento, direcionado para museólogos, gestores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de museus e memória no Brasil, acontece entre os dias 30 de maio e 4 de junho, em Porto Alegre (RS).

Os interessados devem se inscrever, pela internet, até o dia 26 de maio. A partir dessa data, as inscrições poderão ser feitas no local do evento. O fórum, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), terá como tema a Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções.

Já considerado como referência para as políticas públicas nas próximas décadas, o documento destaca o papel dos museus e suas coleções em um processo de desenvolvimento que se quer cada vez mais sustentável.  

Programação

A programação do fórum contará com três conferências internacionais, nove painéis, com 27 convidados nacionais e estrangeiros, oito minicursos, apresentação de 49 trabalhos de pesquisa, além de grupos de trabalho, reuniões paralelas, atividades culturais e feira temática.

Os painéis tratarão de temas diversos como educação, criatividade, propriedade intelectual, comunicação e financiamento sob a perspectiva da área de museus. Foram convidados representantes de museus de todas as regiões brasileiras, além de painelistas da Colômbia e Espanha.

Já os oito minicursos oferecidos este ano, com carga horária de 8h cada, tratam de temas de grande interesse dos profissionais da área de museus. As Comunicações Coordenadas nas modalidades apresentação oral e pôsteres são espaço de intercâmbio de pesquisas acadêmicas e relatos de experiências. Os grupos de trabalho dentro do FNM também são voltados para a discussão especializada de temas e questões da política de museus no Brasil. 

Na programação ainda aparecem reuniões específicas – como as de Pontos de Memória e da Rede de Educadores de Museus – além de atividades culturais, como exposição de artesanato, lançamento de publicações e visitas a museus da capital gaúcha. Durante todo o evento, haverá um espaço com estandes com produtos relacionados à cadeia produtiva dos museus. 

Toda a programação é gratuita mediante inscrição. A programação completa estará disponível nos próximos dias. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico forumnacionaldemuseus@museus.gov.br.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ibram