Portal Brasil

Inscrições do Programa Jovens Embaixadores terminam nesta sexta (19)

Podem se inscrever jovens de baixa renda que estudem em escola pública e tenham entre 15 e 18 anos


por Portal Brasil


última modificação:
19/08/2016 17h43

O Programa Jovens Embaixadores seleciona, até sexta-feira (19), 50 estudantes do ensino médio de escolas públicas para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Na viagem, os selecionados terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura norte-americana além de aprofundar os conhecimentos de inglês.

Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América com apoio do Ministério da Educação (MEC), o programa, criado em 2002, proporciona a experiência para jovens de 15 a 18 anos que estão atuando em atividades de voluntariado e já fizeram outros trabalhos de responsabilidade social por pelo menos 12 meses.

Os candidatos devem também ser de famílias de baixa renda e apresentar ótimo desempenho escolar, além de ter boa fluência oral e escrita em inglês e nunca terem visitado os Estados Unidos. No ano passado, mais de 16 mil estudantes se inscreveram.

Os custos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, roupas de frio, seguro-saúde, entre outros são cobertos pela embaixada. Já o estudante deve se responsabilizar pelos gastos com a emissão do passaporte e despesas extras ao longo da viagem. O formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site do programa. O embarque está previsto para 13 de janeiro de 2017.

Na última semana, o ministro da Educação, Mendonça Filho, reuniu-se com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e reforçou a cooperação entre os dois países na educação. O ministro propôs, na ocasião, um novo formato de intercâmbio: o de secundaristas de baixa renda para aprender o idioma no país estrangeiro durante seis meses.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC, da Embaixada dos Estados Unidos e do Programa Jovens Embaixadores