Portal Brasil

Intenção de viagem entre jovens cresce e chega a 28,4%

Levantamento realizado em julho pelo MTur também revelou que cresceu o número de jovens que pretendem usar o carro na próxima viagem


por Portal Brasil


publicado:
10/08/2017 17h11


última modificação:
10/08/2017 17h21

A intenção de viajar nos próximos seis meses cresceu entre os jovens. É o que diz pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, em julho, 28,4% das pessoas entrevistadas com idade até 35 anos faziam planos de viagem. No mesmo período do ano anterior, essa porcentagem era de apenas 18,5%. Esse é o maior avanço entre as quatro faixas etárias pesquisadas.

Apesar de boa parte continuar preferindo utilizar o avião como meio de transporte (71,4%), cresceu o número de viajantes que pretendem usar o carro no próximo deslocamento (17,8%). A sondagem mostra também que somente neste grupo de pessoas de até 35 anos verificou-se aumento na intenção de viajar de carro. 

Os jovens estão na dianteira também, junto às pessoas de 45 a 60 anos, na opção pelo ônibus, 8,2%.

Quando o assunto é hospedagem, a casa de parentes e amigos nas viagens deverá ser cada vez mais utilizada, 28,9%, ou seja, 8,5 p.p. a mais do que o verificado no mesmo período do ano passado. A busca por hotéis e pousadas apresentou queda de 24,5 p.p., chegando a 48,9% dos entrevistados.

As faixas etárias pesquisadas são até 35 anos; de 35 a 45 anos; de 45 a 60; e acima de 60 anos. As cidades de coleta de informações são: Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.

ID Jovem

Pensando nos viajantes mais jovens, a Caixa Econômica Federal conta com o Programa Identidade Jovem que garante viagens gratuitas para pessoas de 15 a 29 anos, que ganham até dois salários mínimos. A iniciativa é válida para viagens de ônibus, trens e embarcações

Para ter acesso, o jovem precisa estar inscrito e com registro atualizado no Cadastro Único do Governo Federal há, no mínimo, 24 meses. A partir daí, o Número de Identificação Social (NIS) é usado para acessar o aplicativo ou site do programa. O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, extrato do FGTS, ou na Carteira de Trabalho.

São oferecidas duas vagas de graça para os jovens e mais 50% de desconto em outras duas poltronas, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas. A reserva de assentos é válida até 3 horas antes da partida do transporte. O critério para uso do benefício é fazer viagens entre estados, não podendo ser utilizado para locomoção em cidades de um único estado ou dentro dos municípios.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo