Portal Brasil

Investimentos democratizam acesso à internet e apoio a startups nacionais

Ampliar o acesso de banda larga à população e aproximar as indústrias de empreendedores: confira os programas federais que, em um ano, trabalharam por esses objetivos


por Portal Brasil


publicado:
11/05/2017 17h22


última modificação:
12/05/2017 12h04

O lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), neste mês de maio, foi uma das mais importantes ações do governo federal para ampliar o acesso à internet no País. O equipamento será utilizado para comunicações estratégicas do governo e para ampliar a oferta de banda larga, especialmente em áreas remotas. 

Em um ano do governo, outras iniciativas na área de Tecnologia e Inovação também foram desenvolvidas, entre elas o Minha Cidade Inteligente e o Programa Nacional Conexão Startup-Indústria. 

Confira um balanço das ações relacionadas:

Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 

Lançado em maio deste ano, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, o primeiro satélite totalmente operado pelo Brasil auxiliará na democratização da tecnologia digital no Brasil. 

Com investimento de mais de R$ 2,8 bilhões do governo federal, o equipamento possibilitará o acesso à conexão em banda larga a todos os locais do País.

Concebido em parceria entre os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Defesa, o satétile também apoiará a comunicação estratégica nas áreas de defesa e governamental.