Portal Brasil

Jogo mobiliza adultos e crianças no combate ao Aedes

Ação ensinará, de forma lúdica, como combater o mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika


por Portal Brasil


publicado:
23/05/2016 16h54


última modificação:
23/05/2016 17h00

O Ministério da Saúde iniciou, nesta segunda-feira (23), uma nova ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as capitais do Nordeste. Para enfatizar a importância de não deixar água parada, os Estados, com início na Bahia, serão palco de uma intervenção urbana. O jogo gigante “Zika Zero” será instalado no Shopping da Bahia para que a população possa, de maneira lúdica, matar as larvas do mosquito e não deixar o vetor nascer. Adultos e crianças receberão orientações sobre o combate ao Aedes aegypti e poderão jogar a versão digital em totens.

O objetivo do jogo “Zika Zero” é chamar a atenção da população, usando um método lúdico e divertido, para um assunto sério, que é eliminar os criadouros do mosquito. A ação começa em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio, e continua até 25 de junho, passando pelas cidades de Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que a ação explora a mensagem de que a água não deve nunca ficar parada, evitando que se torne um foco para o mosquito. “Cada um de nós deve tomar uma atitude para evitar que o mosquito se prolifere e vire uma ameaça ainda maior”, disse, reforçando que a ação é educativa. “O tamanho da instalação vai chamar a atenção de todos em prol de um mesmo objetivo, que é combater o zika vírus”, afirmou.

O jogo estará disponível em dois tamanhos, para adultos e crianças, e também em totens com a versão digital. A brincadeira inicia com larvas do mosquito Aedes aegypti flutuando na água e no meio do lixo. Por meio de um botão, o jogador faz a água se mexer, causando a movimentação da larva para o alvo indicado, que é uma lixeira. Cada vez que uma larva é colocada no alvo, um alerta com informação sobre prevenção aparece na tela informando o jogador: “Elimine pneus de forma apropriada para que não acumulem água parada”. Além da mensagem, cada larva eliminada dá pontos para o jogador. Ao final do tempo estabelecido, o jogador pode compartilhar em sua rede social quantas larvas ele eliminou.

Toda a ação será filmada para a geração de vídeos para a internet, propagando ainda mais as informações de combate ao mosquito. A iniciativa servirá para complementar a campanha do Ministério da Saúde. Dessa forma, será possível conscientizar não só quem for abordado na intervenção, nas diversas localidades, mas também amplificar a mensagem, multiplicando o número de pessoas atingidas por meio das redes sociais.

Confira as localidades e datas do “Zika Zero”:

CAPITAL

ENDEREÇO

DATA

SALVADOR

Shopping da Bahia (Antigo Iguatemi)  

23 e 24/05

ARACAJU

Mercado Central

27 e 28/05

MACEIÓ

Centro – Rua Oliveira Silva

31/05 e 01/06

RECIFE

Parque Dona Lindu – Boa Viagem

4 e 5/06

JOÃO PESSOA 

Praça Vidal de Negreiros – Centro

8 e 9/06

NATAL

Praça Cívica

12 e 13/06

FORTALEZA

Feira de Iracema

16 e 17/06

TERESINA

Praça do Teatro Pedro II

20 e 21/06

SÃO LUÍS

Espigão (praiana) – Ponta da Areia

24 a 25/06

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde