Portal Brasil

Jovens sob privação de liberdade destacam-se em olimpíada de matemática

Dois estudantes que estão na penitenciária de Rio Branco receberam medalha de bronze, e outros três foram agraciados com menção honrosa


por Portal Brasil


publicado:
30/12/2015 15h00


última modificação:
30/12/2015 15h32

Pela primeira vez na história da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), estudantes que cumprem pena na penitenciária de Rio Branco, atendidos pelo programa Projovem Urbano do Ministério da Educação, tiveram destaque na competição. Dois deles receberam medalha de bronze, e outros três foram agraciados com menção honrosa. Participaram da competição de 2015, em todo o Brasil, 18 milhões de estudantes.

“A premiação significa que os alunos estão valorizando a oportunidade que é dada a eles”, afirma a coordenadora de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação e Esporte do Acre, Fernanda Alves Nóbrega.

Flávio Júnior Dias de Anorato cumpre pena privativa de liberdade na Unidade Penitenciária Doutor Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, Acre. Medalhista de bronze na 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), ele sonha ser engenheiro elétrico e acredita que a medalha abre uma oportunidade.

“Nem tudo está perdido, e eu só preciso de uma nova chance para recomeçar”, afirma. E garante que pretende continuar os estudos ao recuperar a liberdade. “Com esse resultado, eu me senti capaz e sei que, se estudar, vencerei muitas coisas.”

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC