Portal Brasil

Livro retrata trajetória de pioneiras da ciência no Brasil

Iniciativa tem como objetivo destacar e ampliar a atuação das mulheres na ciência


por Portal Brasil


publicado:
15/06/2016 00h00


última modificação:
16/06/2016 17h25

A trajetória de nove pesquisadoras que contribuíram para a ciência brasileira e a formação de recursos humanos no País ganham registro na 6ª edição do projeto Pioneiras da Ciência, lançada, em 9 de junho, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O Pioneiras da Ciência é uma das ações do programa Mulher e Ciência, criado há mais de dez anos para promover a participação feminina nas carreiras acadêmicas, além de estimular a reflexão acerca das relações de gênero no País. 

O programa conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania.

A 6ª edição traz histórias de nove pesquisadoras que atuaram nas áreas da psicologia, química, história e matemática. Os textos entrelaçam as jornadas pessoais e acadêmicas, mostrando os resultados do trabalho de cada uma e obstáculos enfrentados. Para revelar essas histórias, o projeto foi atrás de pesquisadores que foram influenciados pelas obras dessas mulheres. 

Desafios

Uma das responsáveis pelo programa Mulher e Ciência, a socióloga Maria Lúcia de Santana Braga afirma que ações como o Pioneiras da Ciência estimulam a participação das mulheres em carreiras científicas. Segundo ela, a presença feminina em algumas áreas, como nas ciências exatas, ainda é tímida. Nas engenharias, por exemplo, a participação das mulheres não chega a 30% dos profissionais em atuação.

Outro desafio, ressalta Maria Lúcia, é ampliar o acesso das mulheres cientistas a cargos de comando. “Atualmente, temos uma igualdade de gênero nas condições de acesso às carreiras, mas precisamos aumentar a presença das mulheres em postos de gestão, que ainda é desigual.”

Com essa nova edição, o Pioneiras da Ciência já homenageou 79 pesquisadoras que tiveram vida acadêmica ativa a partir dos anos 1920. 

E o reconhecimento pelo trabalho das cientistas brasileiras terá continuidade. Sugestões de nomes para as próximas edições, com a justificativa pela indicação, podem ser enviados por para a organização do programa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações